As relações humanas em meio há tantas inversões de valores se deterioram por completo em uma sociedade onde impera o individualismo acirrado junto com o consumismo e a ilusão da falsa felicidade.
Bem vindo ao sistema capitalista que domina as grandes nações do mundo , mas que esmagam as nações periféricas como é o caso do Brasil.
Muitas famílias de bairros periféricos não têm condições de pagar um plano de saúde, mas investe um dinheiro que não tem em uma televisão nova de LCD, de última geração.
Aquela mesma que é anunciada como item de extrema precisão durante o intervalo da novela, uma televisão enorme, com tecnologia japonesa que toda dona de casa precisa ter para ser feliz, será mesmo ? Isso é o que o sistema capitalista de consumo quer que você pense e acredite cegamente.
Outro exemplo clássico são os vídeos games que encantam os meninos, aquele que o programa de televisão que deveria ser infantil e educativo diz a todo o momento Playstation varias vezes.
E se a criança não é sorteada, ela fica triste porque ela precisa ter o brinquedo eletrônico, já que os livros na sociedade de consumo é totalmente desprezado. Como a criança não ganhou o vídeo game os pais tem que comprar para ter o filho feliz e satisfeito, mais uma armadilha da sociedade de consumo que tem nas crianças uma de suas maiores vitimas.
Essa onda de consumo desenfreado causa um individualismo cruel, aquele que diz “eu tenho meu produto dos sonhos e sou feliz” não se importa com o vizinho que muitas vezes não tem nem o que comer.
E se por acaso acontece uma pesquisa em bairros periféricos onde se constata que alguns por centos dos moradores têm determinados produtos em casa, aqueles mesmo itens que “todo mundo” tem que ter para ser “feliz”. A pesquisa diz automaticamente que a qualidade de vida da comunidade melhorou.
Mas como melhorou se as famílias em sua grande e esmagadora maioria não têm acesso a uma saúde publica com qualidade, se nas escolas publicas não tem biblioteca, quadra de esportes com equipamentos necessários, banheiros com descargas, salas de aula com cortinas coisas básicas, e o transporte público continua caro e ineficiente , os bairros dos extremos da cidade não tem área de lazer, como parques , bibliotecas públicas , e as casas continuam com rachaduras , infiltrações isso quando não sofrem com as enchentes constantes.
Afinal que melhoria de vida é essa? Que é baseada em produtos caros que as propagandas com artistas, cantores, dizem que você cidadão comum que acorda todo dia as 5 da manhã, que enfrenta horas de trabalho, somando a horas dentro do transporte público, tem que ter para ser feliz.
E no final do mês não sobra um centavo para um lazer no cinema, teatro, por que todo o pequeno salário já foi gasto na fatura do cartão de crédito, no crediário, sobrou um pouco para a compra do mês que muitas vezes não vai chegar nem a completa todas as refeições diárias.
Que progresso é esse onde uma família tem uma televisão de LCD, mas não faz nem se quer as três refeições diárias.
Não vamos nos enganar qualidade e melhoria de vida esta muito além de bens materiais, não vamos cair na armadilha da sociedade capitalista de consumo que aliena os mais pobres com suas grandezas e ostentações.
Só ira ter sim uma melhoria da qualidade de vida das famílias carentes quando a estrutura da pirâmide social for mudada, e não quando o caminhão das casas Bahia entregar o pacote .
Texto : Paula Farias
twitter: PaullaFariass
já leu passeio socrates?
ResponderExcluirquando vejo esses comercias da tv eu penso ali tem td que eu não presiso pra ser feliz.