04/07/2010

Educação feita para deseducar

Vivemos em uma “Democracia” aonde na constituição consta que todo cidadão tem direitos e deveres.
Por que então direitos tão essenciais como ter uma educação com qualidade é negado aos cidadãos de baixo poder aquisitivo?
Essa é a pergunta que não se cala, que agora esta apertando meu coração enquanto escreve esse texto.
A partir do momento em que o Estado permitiu que o capitalismo transformasse educação em mercadoria, e foi erguido um império de escolas particulares, situadas em bairros nobres., onde estudam os filhos dos empresários, políticos .
O que sobrou para a periferia para os filhos dos pedreiros, empregadas domestica foi o descaso com a educação publica, que esta cada vez mais em estado de calamidade.
Por que será que a educação, o conhecimento é negado para os pobres do Brasil? A resposta é simples o conhecimento liberta, abre a mente das pessoas, muda visões de mundo , altera concepções e desperta a vontade de mudança.

A partir do momento em que a população espalhada pelas periferias do Brasil perceberem que são seres humanos, cidadãos, e que não merecem viver em condições de miséria, sendo enganados pelo estado, e sofrendo a opressão do sistema.
Quando a população perceber o poder que tem em suas mãos calejadas, quando a auto-estima desse povo sofrido for recuperada somente assim é que as mudanças poderão começar a acontecer.
É esse o medo que assombra o Estado brasileiro e sua elite perversa que faz com que a educação publica seja essa vergonha, criando uma geração de alienados fáceis de manipular.

Alienação começa na escola com as falsas aulas de história, onde é negado o direito do povo saber quem realmente foi Zumbi do Palmares, um povo que não conhece sua história é como uma árvore sem raiz que apodrece e morre. Em geografia não é ensinado o porquê no nordeste ainda tem brasileiros que morrem por causa da seca, em português é difícil saber interpretar um texto, entender os significados das palavras, em matemática, física, química o professor ausente, fará falta no futuro.
A grade curricular parece piada, mas não é tudo esta programado para deseducar, para completar ainda tem a péssima infra-estrutura, que se mistura com os mais diversos casos de violência, esse é o triste retrato da educação pública no pais de mais 196 milhões de brasileiros.

O que me preocupa é saber que eles estão conseguindo que a maioria da população já se acomodou nessa situação, as pessoas acham normal, escrever e falar errado, pelo simples fato de serem pobres, por morarem na periferia.
Até parece que ser pobre, morar na favela é um crime, que somos culpados e que merecemos tudo o que há de pior.
Não somos culpados por essa situação, e não merecemos o pior por que moramos em cima de córregos entre becos e vielas, a culpa é desse sistema opressor, que não mostra o rosto ,que apenas aparecem em estatísticas que são aqueles 10% que controlam 90% da riqueza do pais.

O conhecimento nos é negado, e o que vamos fazer? Cruzas os braços e nos conformar? Vamos lutar e revolucionar, se organizar, o primeiro passo é desligar a televisão, esquecer a novela , e ler um livro, mas não romances vazios , leia grandes escritores( Florestan Fernandes, José Saramago, Paulo Freire) entre tantos outros como ( Ferréz, Sérgio Vaz, Alessandro Buzzo ) é a periferia descobrindo seus talentos.
Não tem livros em casa? Vá até as bibliotecas públicas que são difíceis de encontrar, mas tem umas escondidas, sebo é lugar de encantos, livro por 5 reais, o dinheiro eu sei que é pouco, mas se você não comprar mais aquela sandália que a modelo diz que você tem que ter para ser bonita , vai sobrar para o livro .
Você não consegue entender as palavras direito? Não se envergonhe a culpa não é sua, a vida toda em escola publica só poderia ser esse mesmo o resultado, então procure um amigo peça ajuda.

As dificuldades que temos são muitas, mas não é possível mais esperar o milagre vim dos céus, é preciso começar as mudanças agora, ela começa dentro de cada um de nós. Quantas gerações mais serão estragadas pelo sistema que diz para o menino através de suas novelas, programas de televisão que ele não precisa estudar que ele só precisa de uma moto e um tênis de marca e será alguém na vida.
Lembre irmão você não tem culpa da situação em que você nasceu, mas tem culpa se permanecer nela.


Um comentário:

  1. Exímio texto socialista, justo! Belas citações de bons autores, e o relato do principal problema do país, a educação omissa e deficitária! Nas mídias faltam textos verdadeiros e objetivos com este, que falam por aqueles que não podem falar...
    Meus cumprimentos a corajosa autora!

    ResponderExcluir