25/03/2011

Biblioteca Monteiro lobato e Mario de Andrade partes da história de São Paulo




As duas principais bibliotecas da cidade criadas no século XX foram reformadas, se modernizaram e ampliaram suas atividades cedendo espaço para eventos culturais
Após a reforma a biblioteca Mario de Andrade recupera o status
Há alguns anos, empresas públicas e privadas pediram na justiça melhores condições uma vez que, a deterioração da BMA já ultrapassava limites não só de estrutura como também de limpeza. Após manter as portas fechadas por três anos, em 2007 a prefeitura assinou um contrato de reforma, que custou cerca de R$ 16,3 milhões.
No dia 25 de Janeiro de 2011, aniversário da Cidade de São Paulo, a BMA é reaberta. Com cerca de 327 mil livros, desses 51 mil considerados obras raras e especiais. Depois da reforma passou a ter um espaço mais amplo para atrações culturais, com apresentações musicais e o apelidado “mesa redonda” com especialistas interagindo com o público e debatendo as principais questões sociais, como educação, cultura, mercado de trabalho entre outras. Devido a isso e a outros fatores a biblioteca que recebia 300 pessoas por dia antes da reforma, agora recebe 1000 pessoas diariamente.
A Biblioteca Mario de Andrade está localizada numa das principais ruas de São Paulo a Consolação, no Centro de São Paulo, umas das mais antigas da cidade com 86 anos de existência e a segunda maior do país, ficando atrás somente da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Seu acervo é rico em suporte universitário e o segundo maior documental bibliográfico do país. Disponibilizando obras raras dos séculos XV e XIX, tais como mapas, gravuras, além de documentos sobre a história da cidade e do estado de São Paulo. Além disso, conserva a primeira coleção de arte moderna que reúne renomados artistas brasileiros, entre eles, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Anita Malfatti.
Maria Christina Barbosa de Almeida é a diretora da instituição, e autora do livro Planejamento de bibliotecas e serviços de informação, lançado em 2005.
Biblioteca Monteiro Lobato símbolo de cultura para crianças e adultos
Ela é a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil, situada na região central da cidade perto de duas estações de metrô: Santa Cecília e República. Facilitando a localização para os mais variados públicos que freqüentam diariamente o espaço.
Possuí um acervo de 59 mil volumes com obras de literatura em geral, livros didáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, mapas, atlas, CD’s, DVD’s e fitas cassetes. Embora o acervo seja diversificado, é um número bem abaixo da BMA.
Além disso, contém um banco de textos teatrais da Biblioteca Monteiro Lobato, um acervo com cerca de 3500 volumes, e a Gibiteca com mais 3300 exemplares de gibis, álbuns, mangás e RPG.
A biblioteca deixou de ser um espaço somente para a leitura, mas também para ser um espaço de cultura, atualmente possuí mais de oito atividades para crianças, jovens e adultos. Criaram sala de artes, discoteca, seção de livros raros, teatro de Bonecos, o acervo Monteiro Lobato, Teatro Infantil Monteiro Lobato/TIMOL, Academia Juvenil de Letras e a sala de vídeo. Como o forte do local é o público infantil, na área externa há um playground onde as crianças podem brincar a vontade. Pensando no público adulto dentro da biblioteca há um Tele Centro da prefeitura em funcionamento desde 2007, com 20 computadores 75% deles são dedicados à formação da população, e outros 25% são reservados para o uso livre dos cidadãos, tendo acesso gratuito à Internet e a impressão de documentos.
Com a ascensão da tecnologia é fundamental que uma biblioteca faça uso dela, para melhorar o seu funcionamento. A partir de 2009 o acervo pode ser consultado por meio de um catálogo online, que possibilita o usuário fazer as pesquisas pela Internet antes de ir até a biblioteca fazer o empréstimo. A BMA também adotou esse procedimento.
Todas essas atividades são coordenadas pela diretora Rita de Fátima Gonçalves Pisniski, formada em pedagogia, lecionou durante algum tempo e hoje dirigi um das maiores bibliotecas da cidade.

Repórteres Mônica Magalhães e Paula Farias
Editora Angelina Miranda

Obama e Dilma simbolos de vitória, mas super – homem não existe


O primeiro presidente negro na história do maior potencia do mundo Barack Obama esteve no Brasil entre os dias 19 e 20 de março .

Um encontro histórico de Obama com a ex-guerrilheira e primeira mulher a ser a Presidenta da Republica Federativa do Brasil Dilma Rousseff.

É evidente que Obama não é o salvador da pátria como muitos achavam quando ele venceu as eleições presidências americanas.

Mas também ele não é o “bicho papão” como muitos andam dizendo por ai, é preciso analisar a questão.

Obama governa a maior potencia imperialista do mundo, é claro que como no caso do Brasil , ele não governa sozinho há todo um congresso por trás, e pior há toda uma elite que só pensa em seu próprio interesse mesmo que isso custe a miséria de muitos.

Da mesma forma que há uma elite branca e racista aqui no Brasil como o próprio ex- governador Claudio Lembo declarou a alguns anos atrás , há uma elite branca e racista americana. Que esta torcendo e colaborando para que o governo de Obama seja um fracasso.

É claro que ele tem que ter ser forte e honrar os milhares de votos e confiança que ele recebeu do povo humilde americano e de todo o mundo.

Mas não podemos ignorar toda a engrenagem que envolve a política.

E uma coisa esta para sempre marcado na história ele é um símbolo de vitória por ser o primeiro presidente negro americano , assim como Lula marcou a história política do Brasil por ter vindo do meio do povo , e agora Dilma também já entro para história.

Agora vamos esperar para que quem saiba daqui pra frente Obama consiga se desvencilhar das armadilhas do sistema, e que realmente ele consiga mudar a estrutura norte americana ou pelo menos realizar as reformas tão esperadas e colaborar com a paz no mundo.

Tanto la como aqui são muitos anos de dominação por parte do sistema , e o super – homem não existe .

Texto : Paula Farias

13/03/2011

Não se engane com o falso progresso

As relações humanas em meio há tantas inversões de valores se deterioram por completo em uma sociedade onde impera o individualismo acirrado junto com o consumismo e a ilusão da falsa felicidade.

Bem vindo ao sistema capitalista que domina as grandes nações do mundo , mas que esmagam as nações periféricas como é o caso do Brasil.

Muitas famílias de bairros periféricos não têm condições de pagar um plano de saúde, mas investe um dinheiro que não tem em uma televisão nova de LCD, de última geração.

Aquela mesma que é anunciada como item de extrema precisão durante o intervalo da novela, uma televisão enorme, com tecnologia japonesa que toda dona de casa precisa ter para ser feliz, será mesmo ? Isso é o que o sistema capitalista de consumo quer que você pense e acredite cegamente.

Outro exemplo clássico são os vídeos games que encantam os meninos, aquele que o programa de televisão que deveria ser infantil e educativo diz a todo o momento Playstation varias vezes.

E se a criança não é sorteada, ela fica triste porque ela precisa ter o brinquedo eletrônico, já que os livros na sociedade de consumo é totalmente desprezado. Como a criança não ganhou o vídeo game os pais tem que comprar para ter o filho feliz e satisfeito, mais uma armadilha da sociedade de consumo que tem nas crianças uma de suas maiores vitimas.

Essa onda de consumo desenfreado causa um individualismo cruel, aquele que diz “eu tenho meu produto dos sonhos e sou feliz” não se importa com o vizinho que muitas vezes não tem nem o que comer.

E se por acaso acontece uma pesquisa em bairros periféricos onde se constata que alguns por centos dos moradores têm determinados produtos em casa, aqueles mesmo itens que “todo mundo” tem que ter para ser “feliz”. A pesquisa diz automaticamente que a qualidade de vida da comunidade melhorou.

Mas como melhorou se as famílias em sua grande e esmagadora maioria não têm acesso a uma saúde publica com qualidade, se nas escolas publicas não tem biblioteca, quadra de esportes com equipamentos necessários, banheiros com descargas, salas de aula com cortinas coisas básicas, e o transporte público continua caro e ineficiente , os bairros dos extremos da cidade não tem área de lazer, como parques , bibliotecas públicas , e as casas continuam com rachaduras , infiltrações isso quando não sofrem com as enchentes constantes.

Afinal que melhoria de vida é essa? Que é baseada em produtos caros que as propagandas com artistas, cantores, dizem que você cidadão comum que acorda todo dia as 5 da manhã, que enfrenta horas de trabalho, somando a horas dentro do transporte público, tem que ter para ser feliz.

E no final do mês não sobra um centavo para um lazer no cinema, teatro, por que todo o pequeno salário já foi gasto na fatura do cartão de crédito, no crediário, sobrou um pouco para a compra do mês que muitas vezes não vai chegar nem a completa todas as refeições diárias.

Que progresso é esse onde uma família tem uma televisão de LCD, mas não faz nem se quer as três refeições diárias.

Não vamos nos enganar qualidade e melhoria de vida esta muito além de bens materiais, não vamos cair na armadilha da sociedade capitalista de consumo que aliena os mais pobres com suas grandezas e ostentações.

Só ira ter sim uma melhoria da qualidade de vida das famílias carentes quando a estrutura da pirâmide social for mudada, e não quando o caminhão das casas Bahia entregar o pacote .

Texto : Paula Farias

twitter: PaullaFariass

08/03/2011

Dia Internacional da Mulher dia de luta e reflexão

Nesse dia 08 de março Dia Internacional da Mulher o Porta Rap Nacional deixa aqui sua homenagem para todas as mulheres do Brasil e um importante alerta.

Mulheres que são…

Mulheres de lutas e histórias, que são chefes de família, que enfrentam os desafios do dia a dia, que educam seus filhos e que sonham com uma vida melhor.

Mulheres que não abaixam a cabeça para o opressor, que lutam pela sua liberdade diária, que valorizam cada momento de felicidade, mulheres que choram como guerreiras e seguem enfrente na linha de batalha.

Mulheres que são rappers, DJs , domésticas, camponesas, dona de casa, não importa a profissão , o que importa é que são mulheres que trabalham com o suor escorrendo pelo rosto.

São tantas Marias, Teresas, Joanas, Franciscas, são milhares de nomes, de mulheres com fibra espalhadas pelo Brasil a fora entre campos e cidades.

Que levam consigo o orgulho de serem mulheres que geram vidas.

Os tristes números ofuscam as belas palavras…

Vários tabus já foram quebrados hoje em dia várias mulheres ocupam posições de chefia , como a Presidenta Dilma Rousseff que é a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto da Republica Federativa do Brasil.

Isso é sem dúvida um símbolo que conquista, mas a luta esta longe do fim. Pelo contrário várias mulheres continuam ganhando sálarios inferiores em comparação com os homens.

E as mulheres brasileiras continuam sendo vitimas de uma violência desenfreada a cada 2 minutos 5 mulheres são violentamente agredidas no Brasil , dentro de suas próprias casas, por seus companheiros, segundo pesquisa realizada em agosto de 2010 pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc.

Nesse exato momento enquanto você esta lendo esse texto varias mulheres estão sendo vítimas de algum tipo de violência seja física ou sexual.

Mulheres que sofrem caladas, que no dia seguinte irão trabalhar, levar os filhos para a escola e fingir que tudo esta bem.

Esperamos que no próximo dia 8 de março os números cruéis da violência sejam nulos para não ofuscarem as belas palavras que essas tantas mulheres brasileiras merecem ouvir mesmo que ninguém os diga.

Hoje é dia de luta e reflexão a fita ainda não esta dominada.

Texto : Paula Farias

Repórter do site Rap Nacional

Twitter: paullafariass

07/03/2011

Leia e pense


A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. Dia Internacional da Mulher é dia de luta .

A lei Maria da Penha teve impacto na redução das agressões nos últimos anos. Por que antes eram 8 mulheres agredidas a cada dois minutos.

Pesquisa indicou que os homens que agridem, repetem com freqüência a agressão,uma vez covarde sempre covarde.

Essas mulheres agredidas sofrem caladas dentro de suas próprias casas.

Homens que acham que mulheres são pedaços de carne ou sacos de pancadas É UM OTÁRIO e se esquecem que eles nasceram de uma mulher.