
Por: Paula Farias
A favela da Rocinha esta em todo os noticiários do país e também é manchete dos principais veículos internacionais como a CNN, El Paris, New York Time entre outros.
Todos comentando a prisão do Nem chefe do tráfico e a ocupação da Rocinha pelas forças de segurança pública, os policiais ficaram no morro até a implantação das UPPS (Unidade de Polícia Pacificadora).
Hoje pela manhã no topo do morro a policia hasteou a bandeira do Brasil e a do Estado do Rio de Janeiro, para simbolizar que naquela região agora quem manda é o Estado.
Toda essa mega operação não aconteceu por acaso, porque já são mais de 30 anos em que a Rocinha é dominada por traficantes. E somente agora praticamente a vésperas da Copa do Mundo do Brasil em 2014, em seguida das Olimpíadas no Rio de Janeiro de 2016, que o Estado resolveu combater o tráfico de forma eficaz
Já que o maior traficante do estado foi preso e a ocupação da Rocinha aconteceu sem quiser ser disparo um único tiro.
Na realidade o que as autoridades cariocas querem é mostrar para a comunidade internacional que esta com os olhos voltados para o Brasil, que aqui quem manda é o Estado e que a criminalidade esta sendo combatida de forma exemplar e que a paz esta sendo instaurada.
Mas será mesmo que agora a Rocinha terá paz? Que os blindados e helicópteros da polícia vão trazer paz para esses milhares de brasileiros, trabalhadores que vivem na Rocinha a mercê da violência imposta pelo crime organizado e do descaso do Estado.
Infelizmente paz sem justiça social é pura ilusão, todo esse circo serve para estampar manchetes de jornais.
O que a comunidade da Rocinha e tantas outras precisam é que a constituição brasileira seja respeita e que os governos dêem ao povo educação, saúde, lazer, cultura, segurança condições de uma vida digna.
Não são policiais armados de fuzil substituindo os traficantes nos comando do morro que vai mudar a triste realidade desses moradores que desde muito cedo aprenderam a conviver com aos tiros varando a madrugada.
Enquanto os governantes posam para fotos e usam seus mais belos discursos de ordem, as famílias da Rocinha ainda continuam na mesma situação de incertezas.
Porque no Brasil policia não é sinônimo de segurança, muito menos de paz e, como ja foi dito Paz sem justiça social é Ilusão.
Foto:Google
Ato feito pra gringo ver #fato tenho uma duvida sera q na onde as milicias dominam eles vão entra? o foda é ver a mídia hipócrita batendo palmas na moral a momentos em q eu tenho nojo dos programas jornalistico desse pais #fato #013 ,....
ResponderExcluir