09/06/2010

É Preciso Conhecer Nossa História

















Analise Sociológica da Comunicação


As transformações que ocorreram nos últimos anos na sociedade levaram a Sociologia a ocupar um papel fundamental, na analise da comunicação, para desvendar o que é essa “Comunicação” e seus problemas, que virou parte do ser humano, e esta inserida em todos os ambientes, por mais diversos que sejam.
Nos últimos anos houve uma crescente valorização dos processos comunicativos, há autores que chegam a considerar que sociedade é comunicação, por isso é tão importante analisar no que consiste essa comunicação, como ela é exercida e principalmente quem controla todo esse processo que atinge toda uma sociedade e que tipo de influencia ele causa perante o ser humano.
A comunicação constitui, na sociedade informacional em que nos encontramos um dos elos da sociedade e da convivência humana.
Na realidade a comunicação está tão presente em todos os processos sociais, a Comunicação é a gestão de mensagens com o propósito de criar símbolos ou significados. O estudo da comunicação pode ser dividido em: Comunicação Pessoal; Comunicação Mediada; Comunicação nas Organizações;
Comunicação Coletiva ou Comunicação de Massas, concentrando uma maior atenção na analise dos meios de “Comunicação de Massas”, e estudos sobre os efeitos e uma critica construtiva em prol da Democracia nesse universo de comunicação que atinge um grande número pessoas em todo o mundo. Não há como se imaginar a vida sem a Comunicação.


Formação da Opinião Pública

Um dos pontos fortes da comunicação é a chamada Comunicação em Massa é um sistema para comunicar mensagens e símbolos ás massas em geral com a missão de divertir, entreter e informar como também de injetar nos indivíduos valores, crenças e formas de comportamento. O que torna toda essa comunicação em massa em um perigo para a Democracia é que esses meios de comunicação (emissoras de televisões e rádios, produtoras e distribuidoras de programas e filmes,editoras de jornais , revistas e livros, etc.) estão concentradas nas mãos de poucas “Megaempresas” que controlam como bem entendem de acordo com seus interesses e ideologias uma rede mundial de informações e entretenimentos.
De acordo com um estudo documentado do especialista em comunicação Bem H.Bagdikian, jornalista durante três décadas, ex-chefe de redação do diário The Washington Post, ex-diretor da escola de Jornalismo da Universidade de Berkeley, agora dedicado em tempo integral ao estudo da mídia os “Senhores da Aldeia Global” assim chamado por ele tem sua própria agenda política e econômica e resistem a quaisquer mudanças econômicas que não se ajustem aos interesses financeiros deles sendo assim escreve Bagdikian

“Juntos eles exercem um poder homogeneizantes sobre as idéias, a cultura e o comércio que afeta as maiores populações de que tem noticia na história. Nem César, nem Hitler, nem Franklin Roosevelt e nem qualquer papa tiveram tanto poder como eles para moldar as informações das quais tantas pessoas dependem para tomar decisões sobra qualquer coisa desde em quem votar, até o que comer”.

Os gigantes da mídia exercem esse poder não somente no cidadão comum, mas também controlam a imagem publica, de autoridades políticas, que muitas vezes mesmo sendo eleitas para exercer a vontade da maioria da população que concedeu seu voto de confiança, cedem às pressões dos gigantes da mídia, seja por medo ou conveniência, e não governam para a população e sim para os interesses dessas megaempresas.
Essa é uma realidade em todo o mundo que esta vivendo em uma Aldeia Global.
As informações estão interligadas, e são difundidas a todo instante, pessoas podem estar em lugares mais afastados, mais tendo uma televisão, ou acesso a internet ficam sabendo facilmente o que esta ocorrendo em qualquer lugar do mundo, os acontecimentos não são mais fatos isolados, o que ocorre no continente asiático interessa e muito pra quem mora no continente americano, por exemplo.

Monopólio da Grande Mídia no Brasil

Por se tratar de um problema mundial essa dominação dos Grandes Meios de Comunicação, no caso do Brasil, infelizmente não é diferente.
Um instrumento com um poder sem comparação é a Televisão no Brasil se calcula que hoje as famílias brasileiras mantêm seus aparelhos ligados todos os dias por cerca de cinco horas e trinta minutos, outros dados preocupantes é que segundo pesquisas da MCCann Erickson, as donas de casa de São Paulo, e do Rio de Janeiro dedicam 20% de seu tempo para a televisão e nos finais de semana esse índice sobe para 26 %.
Segundo estudos na freqüência VHF existem 192 estações de televisão em funcionamento, sendo 181 comerciais privadas e onze estações educativas e culturais controladas pelo governo através de empresas e fundações diversas, porém essa diferença é assustadora e gritante qualquer país que deseje se desenvolver realmente prioriza em proporcionar para sua população Educação que é à base de qualquer desenvolvimento.
O que essas organizações que controlam a grande mídia visam é sim o lucro , acima de tudo são empresários capitalista e estão cientes que quanto mais a população for desprovida de instrução mais fácil será para manipulá-la.
O restante são cem estações que operam em UHF e são retransmissoras e repetidoras, e há outras mil que retransmissoras oficiais, oficiosas, microondas, antenas coletivas, para retransmitir ou amplificar sinais colhidos na superfície ou via satélite.
A Rede Globo é responsável pela mais abrangente cobertura de televisão nos telespectadores potenciais e 99,93% do índice potencial do consumo brasileiro.
É a emissora de maior expressão no Brasil que controla o que milhões de brasileiros irão assistir, que aliena donas de casa com suas novelas melodramáticas, crianças com seus desenhos importados e homens com filmes inadequados, que decidi sobre qual assunto as pessoas irão debater dentro do ônibus,indo em uma situação precária para o trabalho que ainda é mal remunerado , essa emissora tão poderosa porém não tem uma historia nada bondosa.
O surgimento da Rede Globo ocorreu em 1965 um ano depois do Golpe Militar, logo depois firmou um acordo com o grupo norte-americano Time-Life. Antes do AI-5, o Congresso ainda funcionava com certa liberdade e o acordo motivou uma CPI. A CPI apresentou um relatório considerando o acordo ilegal. O tal relatório foi arquivado. Porém não por acaso a Globo surgia num momento de total aliança com as forças de repressão da Ditadura, a Rede Globo de Roberto Marinho cresceu e se fortaleceu sobre a proteção da Ditadura Militar, e sempre usou seu poder de alcance para enganar, influenciar a população, dizendo que o Brasil estava vivendo tempos de Paz e Prosperidade sobre o domínio Militar sendo que na verdade o país estava um verdadeiro caos, com assassinados, torturas, prisões, sem Liberdade muito menos Democracia, e foi nesse período que as Organizações Globo enriqueceram com investimento e apoio dos Militares e do capital estrangeiro. E se aproveitando que no Brasil da época a maioria da população tinha muito pouco estudo e sendo assim infelizmente estava mais ligada a Televisão do que a Leitura. E nos escritórios de Roberto Marinho, que já era considerado o civil mais poderoso da historia do Brasil, e nos estúdios da Globo foram tomadas muitas decisões que influenciaram e manipularam a História do Pais.


Cenário Político em 1989






O cenário político que vivia o Brasil em 1989 era de muita ansiedade, pois desde 1960 seria a primeira vez que o povo brasileiro iria escolher o Presidente da Republica com voto direto, era a retomada do Regime Democrático ao país.

Essa campanha eleitoral marcou a historia por vários fatores entre eles:


● Pela importância de tal conquista depois de anos de opressão, lutas, em que muito sangue inocente foi derramado pessoas homens, mulheres, militantes envolvidas na luta ou até anônimos foram brutalmente, torturados, assassinados, foram capazes de darem suas próprias vidas em prol dessa conquista que não foi fácil. Esses heróis e heroínas marcaram toda uma época e seus ideais devem permanecer vivos dentro de cada um .


● Foi nesse momento que até então partidos políticos que eram mantidos na clandestinidade devido a perseguição puderam ser reconhecidos legalmente , a partir de então ficou claro quais eram os ideais de cada coligação, e quem era de “Direita “conservador e totalmente indiferente com as necessidades do povo brasileiro , e de quem era de “Esquerda” radicais que visavam a mudança na sociedade em favor do povo trabalhador que tinha uma péssima condição de vida.


● Houve uma grande mobilização não apenas do cidadão comum que para quem até então tudo era novidade, mais pela mobilização da “Grande Mídia”, em torno dessa importante eleição que ajudou a moldar a futuro do país, e isso deu um acréscimo a mais na disputa já que vários interesses estavam em jogo.



● E pela quantidade expressiva de candidatos foram 22 ao total o maior até hoje em número de candidatos que já disputaram uma eleição Presidencial na curta história de Regime Democrático Brasileiro.


Eleição Presidencial
1ºTurno

A primeira eleição com voto direto para Presidente da Republica, no Brasil, teve seu primeiro turno realizada no dia 15 de novembro de 1989 e já que nenhum dos candidatos conseguiu obter um número suficiente de votos validos ou seja já excluindo os votos em branco e nulos , dessa forma foi necessário ter o segundo turno das eleições com os dois mais bem colocados na votação .

O resultado do primeiro turno, ocorrido em 15 de novembro de 1989:
Candidato Votos %
Fernando Collor de Mello (PRN, PSC, PTR, PST)
22.611.011 28,52
Luiz Inácio Lula da Silva (PT, PSB, PC do B)
11.622.673 16,0

Sendo assim foram para o segundo turno:

●Luis Inácio Lula da Silva da coligação do Partido dos Trabalhadores:







Perfil:

Lula uma forma “Hipocorística” de Luis, e o acompanha desde os tempos de líder sindical e foi posteriormente incorporado legalmente ao seu nome para poder representá-lo eleitoralmente.
Lula é nordestino pernambucano que nasceu no distrito de Caetés, município de Garanhuns interior pernambucano. Oriundo de uma família humilde nordestinos formada por 8 filhos , Lula começou a trabalhar desde os doze anos em uma tinturaria, e também como engraxate, isso já morando em São Paulo.
O primeiro trabalho com carteira assinada foi aos cartoze anos, em 1963 empregou-se na metalúrgica Aliança , onde teve um acidente de trabalho que o fez perder o dedo mínimo na mão esquerda que acabou virando uma marca em sua imagem publica.
Mudou-se para São Bernardo do Campo onde em 1968 filiou-se ao Sindicato e em 1969 foi eleito para a diretoria, e já em 1975 se tornou presidente do Sindicato.
Sua trajetória de luta começou na presidência do sindicato onde Lula restaurou as praticas de greves por melhores condições de trabalho , pratica essa que tinha sido reprimida violentamente pela Ditadura Militar na época já instalada no país.
E foi durante o período grevista que foi sendo amadurecida e idéia de se funda um partido político voltado para o trabalhador brasileiro.
E em 1980 junto com sindicalistas, artistas, intelectuais fundou o “Partido dos Trabalhadores”(PT). Lula agora militava como um dos membros mais importantes do PT, desde então ele participou ativamente da vida política brasileira, e foi se tornando uma personalidade publica sempre envolvida em lutas e campanhas pelas melhorias de condições de vida do povo brasileiro, militou contra a Ditadura Militar,e a favor das Diretas Já.
Em 1986 foi eleito deputado federal por São Paulo, onde teve um vitoria muito expressiva com a maior quantidade de votos já registrada até a época e participou também elaboração da “Constituição Federal” de 1988.
Lula candidatou-se em 1989 pela primeira vez para Presidente, para realizar as reformas necessárias para a mudança que o Brasil tanto necessitava depois de ter vivido 20 anos no regime de opressão da Ditadura.
Lula oriundo do povo das classes trabalhadoras enfrentou um candidato que era seu oposto.



● Fernando Collor de Mello da coligação do Partido da Reconstrução Nacional (já extinto atualmente).


Perfil:







Collor Fernando Affonso Collor de Mello viveu a infância e juventude entra as cidades de Maceió, Rio de Janeiro e Brasília para acompanhar o seu pai que já era um político.
Collor trabalhou nos jornais, Gazeta de Alagoas, Jornal do Brasil, sua vida política começou oficialmente quando foi eleito deputado federal pelo estado do Rio Grande do Sul entre 1922, 1927, e foi um dos lideres da “Revolução de 1930” sendo nomeado pelo até então Presidente Getulio Vargas para o cargo de primeiro titular para o Ministério do Trabalho, Indústria e Comercio.
Collor iniciou sua carreira política na “ARENA “e foi eleito prefeito de Maceió em 1979 indicado pelo governador da época Guilherme Palmeira.
Votou a favor das Diretas Já, e foi eleito governador de Alagoas em 1986, na estréia do “Plano Cruzado” quando os então candidatos apoiados pelo presidente da ocasião Jose Sarney venceram 22 dos 23 estados envolvidos nas eleições derrotando os candidatos do PFL, de Guilherme Palmeira homem que inseriu Collor na vida política anos antes.
Durante seu mandato combateu alguns funcionários públicos que recebiam salários altos muito desproporcionais tomando essa atitude já visando às eleições presidenciais que disputaria mais adiante.
A grande mídia que o apoiava e tornou sua imagem conhecida em todo Brasil o apelidou de “Caçador de Marajás” teve um mandato conturbado mais orientado sempre por uma equipe de marketing , e conseguiu ter sempre difundida na mídia uma imagem de homem político honesto que combatia ferozmente a corrupção.
Collor é oriundo de uma família classe media formados por políticos (seu pai já falecido, seu avô)e sempre conviveu no meio da política .
Teve sempre condições de estudar em bons colégios, ter bons empregos e desde o começo de sua carreira política sempre foi muito bem assessorado por marqueteiros e teve sempre o apoio da Grande mídia, e da burguesia nacional.



Eleição Presidencial 2ºTurno

O segundo turno já tinha data marcada e seria realizado dia 17 de dezembro, e como faltava pouco tempo os candidatos emplacaram em uma árdua e cerrada disputa, o ponto forte da campanha era o “Horário Político Gratuito” que passava todas dos dias nas emissoras de televisão, e era anunciado nas emissoras de rádios também.
Artistas encabeçaram a disputa, com a participação de vários atores, atrizes, cantores, cantoras o jingle ”Lula Lá” fez muito sucesso na propaganda política, e outros artistas como a atriz Marília Pêra preferiram apoiar Collor, e posteriormente seriam criticados com essa postura.
A grande mídia também é claro teve papel ativo no segundo turno às emissoras (Rede Bandeirantes, Rede Globo. Rede Manchete. SBT) realizaram o acompanhamento de perto de todos os detalhes da disputa: comícios, campanha nas ruas, e é claro como não poderia faltar realizaram debates ao vivo com dos dois candidatos.

O poder que Grande Mídia tem no Brasil em especial a Televisão é muito grande capaz de criar imagens e influenciar toda uma nação.
Lula e Collor cada um teve uma imagem criada pela” Mídia “Elitista “

Collor fez uso de uma equipe de marketing que ajudou a criar a imagem de “Guardião da Moralidade” em seus discursos ele imitava o que diziam as pesquisas sobre quais são as maiores problemas da população, se as pesquisas apontassem o desemprego como o maior problema então Collor então fazia um discurso falando sobre o desemprego, mas se as pesquisas apontassem a inflação como o maior problema então o discurso mudava para o caso da inflação.
Collor foi apontado pela grande mídia em especial pela Rede Globo como sendo o melhor Presidente que o Brasil poderia ter, já que era um político estudado, com bons relacionamentos, e um defensor da “Moral e dos Bons Costumes”, um candidato honesto, acima de qualquer suspeita, que colocaria o Brasil, nos “Trilhos” rumo ao desenvolvimento e a prosperidade.
Mas na realidade as praticas utilizadas por Collor em sua campanha era moralmente duvidosa e tinham um tom de preconceito e discriminação social e políticos.


Já a imagem criada para Lula foi muito oposta a Mídia Elitista criou imagem de um verdadeiro Mostro para Lula.

Disseram que ele era a trânsfuga do Comunismo, e tudo que ele fazia em sua campanha como (comícios, passeatas eram descrito de forma desmoralizante e ate mesmo pessoas a mando de Collor se infiltravam e seus comícios somente para causar tumulto), várias pessoas ligadas a grande mídia como, por exemplo, o comentarista Paulo Francis, chamou Lula de “Ralé” e de “Besta Quadrada” e teve a coragem de dizer mais, disse que se Lula fosse eleito o país viraria uma “Grande Bosta” e até mesmo uma ex-namorada foi usada para desmoralizá-lo com acusações intimas e sem provas, e como se não bastasse ainda teve a manipulação do seqüestro do empresário Abílio Diniz que ao ser libertado do cativeiro pela policia no dia da eleição estava usando uma camiseta vermelha do PT.
Foi criado um circo dos horrores em cima da campanha do Lula, a Grande Mídia “Direitista” não aceitava de jeito nenhum a possibilidade de Lula sair vitorioso e atacou e conspirou contra sua campanha de todas as formas, não mediu esforços em prejudicar o sindicalista, que militou contra a Ditadura, e era oriundo da classe trabalhadora. E como a grande mídia apoiava Collor essas acusações foram rapidamente difundidas mesmo sem haver provas.
E a população acabou sendo influenciada, manipulada, muitos não se deram conta do que realmente estava ocorrendo. Eram poucos os que perceberam toda essa conspiração.
O Brasil que viveu vinte anos mergulhado no Regime Opressor da Ditadura, não se deu conta que a ameaça continuava que a opressão ,a manipulação continuava, e que a primeira campanha direta para Presidente que deveria ser motivo de festa e de conquista acabou virando um “Jogo Sujo” comandada pela Elite e pela Grande Mídia que sempre esteve do lado oposto do povo brasileiro, e que sempre se preocupou apenas com seus interesses particulares, dessa forma apenas usando o povo como massa de manobra e dessa vez a manobra era para poder eleger Collor.


Debate que Mudou a História

Mesmo com todo esse bombardeio as pesquisas mostravam que havia praticamente um empate técnico entre os dois candidatos, então foi nesse contexto que veio o “Golpe Final” o “Debate que Mudaria a História” que é claro só poderia ter sido realizado pela Rede Globo, de quem o dono Roberto Marinho, uma relação íntima de amizade com Collor.
Ás vésperas da eleição do segundo turno a Rede Globo realizou o último debate com a participação dos dois candidatos. No debate não houve vitorioso, houve um empate técnico em algumas questões Lula se saiu melhor e em outras Collor se saiu melhor.
As pesquisas continuaram mostrando que a diferença entre os candidatos era muito pequena e que ainda não estava decidido quem ganharia essa disputada e importante eleição.
Foi nesse momento que veio o “Golpe Final” a Rede Globo após verificar que segundo a opinião pública Lula, tinha saído como vitorioso no primeiro debate contra seu adversário Collor, a emissora já no segundo debate fez um compacto e realizaram vários cortes tendenciosos, uma verdadeira montagem para que Collor saísse como vitorioso ,a Rede Globo fraudou de forma escandalosa o debate.
E ainda fez mais divulgou uma pesquisa de intenções de voto em seu telejornal noturno com grande audiência “O Jornal Nacional” exibido em horário nobre para “Milhões de Brasileiros” a pesquisa apontava Collor praticamente já eleito tudo isso poucas horas antes da votação, essa fraude e manipulação conseguiu reverter à tendência da vitoria de Lula.
Depois as eleições correram como já estava previsto para o dia 17 de dezembro.
O resultado do segundo turno, ocorrido em foi o seguinte:


Candidato Votos %
Fernando Collor de Mello (PRN, PSC, PTR, PST) 35.089.998 49,94
Luiz Inácio Lula da Silva (PT, PSB, PC do B) 31.076.364 44,23
Votos brancos 986.446 1,40
Votos nulos 3.107.893 4,42
Total 70.260.701ª 100
ª: abstenção = 11.814.017.

Lula tinha grandes chances de vencer as eleições, porém depois de toda essa trama Collor saiu vitorioso ele e os interesses da emissora que teve um papel importante na decisão com toda essa armação.
Essa manipulação ficou conhecida em todo o mundo o que levou o britânico Simon Hartgo, a produzir um documentário pela BBC DE Londres o famoso “Muito Além do Cidadão Kane”, é um retrato alarmante da concentração do poder da imprensa no Brasil, é claro que a exibição do documentário no Brasil foi censurada. Mas mesmo assim o documentário fez muito sucesso e pode ser visto pela internet.
Após todo o ocorrido várias pessoas, especialistas deram suas opiniões sobre todos os acontecimentos, e sempre há aqueles que discordam que tentam disfarçar, mais não e possível esconder os fatos que são muito claros, de que o Lula tinha grandes chances de ser eleito presidente na época, mais depois de toda essa trama armada, o resultado da eleição mudou.

Collor tomou posse mais não ficou muito tempo na Presidência da Republica, ficou apenas dois anos e meio, casos de corrupção, lavagem de dinheiro envolvendo Pedro Collor irmão de Collor ,e o caso mais famoso de extensa rede de corrupção e de trafico de influência, que envolveu o Paulo Cesar Farias que ficou conhecida como o “Esquema PC” na qualidade de “Testa de Ferro” do presidente , colocou o fim ao governo de Collor .

Porém todo esse escândalo demorou a ser noticiado pela Grande Mídia, a Rede Globo, só começou a noticiar as denúncias quando elas já estavam praticamente todas comprovadas e não tinha mais como esconder .
Houve uma grande mobilização da sociedade civil principalmente por partes dos estudantes mobilizados e unidos pela União Nacional dos Estudantes que foram as ruas com os rostos pintados e ficaram conhecidos como “Caras Pintadas” exigir o “Impeachment” de Collor utilzando o slogan “Fora Collor” repetida em todas as passeatas que se espalhavam pelo país. Apesar da derrota a imagem de liderança e de Lula no PT se fortaleceu ainda mais,e Lula apoiou o movimento a favor do impeachment.


E só assim depois de muita mobilização que a Grande Midia começou a noticar o que estava acontecendo e começou aos poucos a “Abandonar “ Collor .














Totalmente isolado Collor para preservar seus direitos politicos renuncou ao mandado antes da votaçao do Impeachment, sendo sucesido pelo então vice-presidente Itamar Franco.

Esee foi o fim de um governo que começou sendo eleito graças a manipulação que foi feita pela Rede Globo , em um verdadeiro desrespeito ao povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário