No último sábado (24) aconteceu a festa dos 10 anos da revista Fórum.
O evento foi realizado na Casa fora do Eixo local ponto de encontro de cultural, um ambiente despojado com paredes grafitadas , localizada na região central de São Paulo.
Com estilo próprio e acolhedor a confraternização organizada pela equipe da revista fórum foi digna de um veiculo de comunicação que nasceu dentro do 1º Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre (RS) em 2001.
Com o compromisso de exercer um jornalismo voltado às causas sociais, pautando questões de interesse gerais do Brasil e do mundo, com uma visão abrangente e independente.
Combatendo o monopólio e a manipulação causada pela mídia tradicional.
Marcando a confraternização foram organizadas varias meses de debates, com as presenças de colunistas e jornalistas da revista, políticos e representantes da sociedade civil, e o ex-ministro da casa civil Jose Dirceu também esteve na festa para prestigiar a comemoração.
Foram mais de 10 horas de debates que giraram em torno de questões fundamentais para a sociedade brasileira como democratização da mídia, redes sociais, trabalho escravo, imigração etc.
Os debates foram transmitidos ao vivo pela internet, e contou com questionamentos e opiniões de vários internautas do Brasil e até de outros países.
Além das discussões durante toda a tarde houve churrasco com bebidas para os participantes , além de um salão musical com dj, varias apresentações de bandas e representando o rap nacional a presença do JairoPeriafricania, pinturas de grafites ao vivo .
Foi uma grande festa que além de reunir especialistas de diversas áreas para discutir assuntos que estão mexendo com o momento atual da sociedade.
A festa 10 anos revista Fórum deixou varias mensagens importantes entre elas :
* Necessidade de se repensar o modelo de formação acadêmica nos cursos de jornalismo.
*A urgência na democratização das mídias.
* Forte ferramenta de mobilização que é a internet e os blogs.
* Necessidade de continuar combatendo a mídias tradicional.
* A precisão das mídias alternativas em criar novas pautas.
*A atenção que devemos ter com as questões ligadas a imigração, trabalho escravo em todas as esferas, urbano e rural.
A missão da revista Fórum de trabalhar focado nas mazelas que afligem e atrasam o real desenvolvimento da sociedade já que grande parcela da população sofre com o preconceito, racismo, concentração de renda, agronegócio, corrupção, e violência , continua.
Vida longa a revista Fórum e os demais veículos que lutam para exercer um jornalismo sem amarras, sem distorções da realidade.
Matéria e Fotos : Paula Farias
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário