28/10/2013

É preciso enfrentar a tempestade!

Quando a vida se torna um céu incerto, já não sabemos quando fará sol, ou quando irá chover, ou quando cairão raios ou simplesmente quando as cores do arco-íris irão aparecer.
Dessa forma, ficamos com medo e nos escondemos dentro de um buraco. E quando começa a chover forte, nos abaixamos e espiamos a água  cair arrastando tudo que encontra pela frente, seja objetos ou sentimentos.
 E não adianta tampar os ouvidos, porque o barulho da tempestade é mais alto, que o seu soluçar, mesmo fechando os olhos o vento vai bate forte no seu rosto e bagunçar o seu cabelo. Mesmo dentro do buraco que você cavou para se esconder, o mundo continuará caindo lá fora.
Lembrar-se de como é gostoso o sol quentinho, não fará as nuvens carregadas irem embora.
E, não tem jeito, chega uma hora que você precisará enfrentar a tempestade, se molhar, deixando que cada gota toque sua pele, se equilibrar e enfrentar a correnteza para não cair. Toda a sua roupa ficará molhada, mas será essa mesma água que vai lavar a sua alma.
Quando as lágrimas e a chuva se misturarem, você vai querer morrer, vai querer nunca ter conhecido, nunca ter amado, nunca ter esperado, nunca ter confiado. Neste momento você vai lembrar-se dos dias, das semanas, dos meses e dos anos. E quando você estiver quase sendo arrastada pela tristeza, a tempestade vai passar de forma repentina, os primeiros raios de sol começarão a aparecer, sua roupa vai começa a secar e suas feridas também.
Será quando você irá escutar o assobio bem alto de um passarinho, voando livre e contente, se dando conta que finalmente conseguiu enfrentar a tempestade, e que agora já pode esperar por belos dias de sol.
Isso não significa que nunca mais irá chover no seu coração, mas significa que agora você saberá que depois da tempestade sempre vem a abonança, então se sentirá mais seguro para seguir em frente, assim como eu.




19/04/2013

Palavras que machucam

Quando era criança vivia correndo de um lado para o outro, nessas travessuras toda semana era uma machucado novo, mas logo ficava boa e continuava caindo, mas sempre me levantando. O engraçado que quando nos tornamos adultos, achamos que somos invencíveis, como os super-heróis dos desenhos, com seus super poderes e disposição para enfrentar e mudar o mundo.
 
E o tempo vai passando e nem tudo é tão fácil quanto parecia ser. É nesse momento que as nossas quedas começam a acontecer, mas dessa vez os machucados não ficam na pele, ficam na alma e a cicatrização é longa e muitas vezes num tem cura.
 
Se antes o que nos derrubavam eram as brincadeiras,  hoje o que nos derrubam são palavras, acredite que elas fazem um grande estrago.
 
Dúvida ?
 
Vou te provar.
 
Quantas vezes você já escutou palavras duras e injustas, vindas de pessoas que você considerava e gostava ?
 
Quantas vezes você já disse palavras duras e injustas, para pessoas que você considerava e gostava ?
 
As palavras podem derrubar tanto quem as pronuncia quanto quem as recebe.
 
Se você escuta acusações que considera injustas e infundadas, automaticamente você se sente magoado e machucado. Da mesma forma quando você, seja lá por qual motivo for, diz palavras injustas para uma pessoa de quem você gosta, na hora você não sente nada, mas depois bate um arrependimento.
 
Mas quando você espera o dia seguinte para pedir desculpas e se retratar, a decepção se tornar maior quando essa chance não chega, porque a vida já se encarregou de mudar as coisas. E o seu pedido de desculpas não fará diferença, porque na realidade nem tudo era o que parecia ser.
 
Confuso, não é mesmo ?
 
Sim.
 
As relações humanas são confusas e conflituosas.  Mas talvez dentro de maremoto algo seja claro, que a confiança quando se perde não volta mais. Afinal, depois de tudo ficamos com a sensação de vazio.  E você pensa que o mundo todo conspira contra você.
 
Em meio a meia dúzia de palavras bonitas e meia dúzia de palavras feias, as marcas que elas deixam são bem profundas. Tudo acontece de forma  rápida, intensa, os sentimentos se misturam, e cada um só entende seu próprio lado.

Eu sei somente o que eu sinto, sei o que eu disse na hora da raiva ou das promessas de amor e companheirismo eterno.  Ah, e sei também como é ficar acordada, ver o dia nascer na janela, e pensando o que foi que aconteceu ?
 
E novamente a mesma inquietação: "O mundo está todo errado e eu sou a certa, ou eu estou toda errada e o mundo está certo? "
 
Não sei.
 
Mas sei que o porto seguro que pensei ter encontrado não era tão seguro assim.
 
De resto, estou machucada sim, está doendo demais, as lágrimas secaram e agora os olhos estão desinchando.  
 
Não morri quando era criança das quedas que levei, também não morrerei agora. Mas a cota de confiança no próximo, essa sim morreu mais um pouco dentro de mim. Talvez você não esteja entendendo nada do que eu escrevi, tudo bem. Difícil entender quando a gente coloca o coração na ponta dos dedos.

Sempre gostei de verdade, mas nunca fui perfeita. Enfim, têm coisas que nunca serão entendidas, porque são apenas para serem sentidas. E agora é tarde,  deixa pra lá...

03/02/2013

Hoje não vou


Hoje não vou sonhar teu sonho.
Hoje não vou pensar no seu projeto.
Hoje não vou  repetir  as suas palavras.
Hoje não vou esperar pra receber uma palavra sua.
Hoje não vou esperar pra receber um pouquinho dá sua atenção.
Perdemos muito tempo  sentindo as alegrias e as dores dos outros.
Projetando acontecimentos que na realidade não nos pertence.
E quando nos damos conta. O tempo já passou e o que realmente fizemos para o nosso bem?
O que realmente fizemos por nossas vidas, por nossos sonhos e projetos ?
Cuidado com quem apenas suga sua energia.
Faça sim o bem ao próximo, mas não se esqueça que a pessoa mais próxima de você é você mesmo.

01/02/2013

Quem será que vai conseguir entender primeiro ?


Quantas vezes dormimos sonhando com dias melhores e somos logo acordados pela realidade?
Se tivesse como prever o futuro, ah com certeza, não teria iniciado aquela conversa, não teria feito aquele convite, não teria atendido aquela ligação, nem acreditado em tantas palavras, não teria me importado tanto, não teria discutido tanto, não teria cobrado tanto, e mais uma infinidade de nãos, que se fosse decrever encheriam milhares de páginas.
Em compensação eu teria deixado de ser eu, exatamente como sou, bipolar, que em frações de segundos mudar de humor, que na mesma hora que briga e já quer fazer as pazes, que não surporta ser a última a saber das cosias, que deseja e cobra atenção.
Não, não estou descrevendo uma briga de amor, dessas entre casais, estou tentando descrever a bagunça que algumas pessoas fazem em nossa vida, por culpa delas, nossa ou simplesmente por uma brincadeira do destino.

Esse turbilhão de sentimentos que nos inunda, arrasta e nos soterra, dentro do nosso próprio egoísmo, ciúmes, amor, dedicação, por alguém ou por alguma coisa.

As relações estão tão complexas e conflituosas, entre amores, amigos a falta de confiança que aponta o dedo na nossa cara e questiona :

O que você disse?.

O que você fez?.

O que você pensou?

E não satisfeito ainda dispara.

 Você está me enganando?.

Queria pode te dar um raio x do meu coração, mas não um raio x, onde somente aparece um órgão que bombeia sangue, queria pode fazer um raio x, que ultrapassase os olhares humanos e descreve-se apenas sentimentos, aí então você poderia saber tudo que disse, fiz e pensei e se arrependeria de tantas acusações e falta de consideração.

 Quer saber de uma coisa ?

Ainda bem que não podemos prever o futuro, caso contrário perderíamos a total confiança no ser humano, e seríamos cada vez mais vazios.

Vamos crer que o ser humano realmente não é ruim que ele está apenas confuso. Que um dia ele irá entender o real significado o amor e da amizade. Que além da mesa do bar, da rede social e principalmente do seu próprio umbigo existe um mundo que se abre ou que se fecha, de acordo com suas escolhas.

Nossa, agora são 02:55 da  madrugada, tó com  a cabeça explodindo e o coração da ponta do dedo digitando.

Talvez você que irá ler isso, não entenda nada, ou talvez consiga entender tudo, eu Paula Farias estou tentando entender ainda.

Quem será que vai conseguir entender primeiro ?